domingo, 30 de junho de 2013

Constatações...

E depois de ter passado uns dias em casa, na ilha, que foram muito mais de dever do que de lazer, regressei com as mesmas impressões:

- a actual conjuntura está a mudar hábitos
- ainda se vive muito de aparências!

sábado, 15 de junho de 2013

Code Green

Comprei este livro há uns anitos e volto a ele volta e meia, para me fazer lembrar das maravilhas do Mundo. Code Green mostra como o Turismo pode ser desenvolvido de forma responsável e sustentável, contribuindo para aumentar a riqueza das comunidades locais, e protegendo o meio-ambiente. Para além das sugestões e dicas de actividades originais que podemos fazer, este livro dá-nos exemplos de sítios onde ficar, e formas de viajar, fora dos roteiros do turismo de massas, com sugestões em todos os continentes. Porque o que trazemos das viagens são os sorrisos, os cheiros e as experiências que marcam a alma!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Um soco no estômago...

Tínhamos chegado a Coughton Court por volta da hora de almoço. O dia estava de sol, e havia bastante movimento à entrada, e nos jardins. Fomos avisados que havia atrasos e que, por essa razão, a visita à casa só poderia ser feita daí a duas horas.
Nestas propriedades, para além da casa principal, há sempre estábulos, leitarias, cozinhas de antigamente, lojas, igrejas, jardins de Inverno e outras tantas coisas que podem ser visitadas, pelo que esperar não seria um problema.
Aproveitámos para ouvir a guia explicar a história da casa, e a justificação que começou por dar, em relação ao tal atraso, foi como um soco no estômago... Ela disse mais ou menos isto: «desculpem, somos muito organizados mas hoje tem sido terrível, uma série de mudanças forçadas... Conseguem ouvir os sinos? Há um casamento, neste momento, na igreja aqui ao lado. Tinha sido marcado para Novembro mas foi antecipado. Infelizmente a noiva tem cancro terminal»... 
Passados 20 minutos, vi os recém casados a caminhar com os convidados no jardim. Nem sei como me senti... E esta história não me sai da cabeça!

sábado, 8 de junho de 2013

Igreja antiga no condado de Warwickshire


Andava, o mês passado, a passear pelo condado de Warwickshire e avistei esta igreja antiga. Gostei do cenário e quis registá-lo. A foto está linda. Não acham :)?

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Trilhos literários

Encontrei este título na livraria de Charlecote Park e não resisti. A escritora e jornalista Christina Hardyment andou a pesquisar as paisagens, e edifícios históricos, que inspiraram vários escritores britânicos. Desde Jane Austen a Daphne du Maurier, passando por Virginia Woolf e Rudyard Kipling. 
O livro tem ilustrações muito bonitas, (como quadros, fotografias e pinturas) e convida-nos a andar a pé, de carro e de barco para descobrir os paraísos e refúgios dos escritores. Livros e viagens, dois ingredientes que me fazem 'pecar'. Amén!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Os ingleses a nos chamarem nomes...

No jornal Evening Standard de hoje

A Turquia e a outra pérola

Esta tarde, enquanto lia um artigo de opinião num jornal londrino, sobre o que se está a passar na Turquia, a situação na minha ilha invadiu-me o pensamento mais do que uma vez. O colunista explicava que o erro do actual primeiro-ministro turco, Recep Erdogan, foi não ter saído do poder no início do ano, quando cumpriu uma década no posto. 
A opinião pública turca está mais ou menos de acordo em reconhecer que o primeiro-ministro fez reformas muito importantes no país, e que a economia cresceu como nunca. Mas perante a actual situação, de grande contestação nas ruas, o líder «podia ter saído num pedestal e agora se calhar vai pela porta dos fundos», escrevia o colunista. 10 anos como primeiro-ministro da Turquia. 10... Na minha ilha já lá vão 35 anos no poder... Podia ter respeito e admiração. Até já tive mas já não tenho. Não suporto, causa-me nojo, repulsa, vergonha e vómitos!